Perguntas e Respostas Frequentes

Sobre as Vacinas ...

1. Quem tomou a vacina no ano passado precisa se vacinar esse ano?

  • Sim. Trata-se de uma vacina que muda de formulação todos os anos e por isso a vacinação a cada ano é de extrema importância para conferir proteção contra a doença. Alem disso é importante para a prevenção da doença manter os níveis de anticorpos elevados o que garantimos com a vacinação anual.

2. Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

  • Depende de pessoa para pessoa mas em media, podemos dizer que a vacina começa a fazer efeito e o organismo desenvolve anticorpos a partir de 15 dias de aplicação.

3. Quem tomar a vacina do COVID-19 também precisa tomar a vacina da gripe?

  • Sim! A vacina COVID-19 não confere proteção contra as doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, apenas contra o Coronavírus.

4. Quanto tempo preciso esperar para tomar a vacina da gripe depois de tomar a vacina contra o coronavírus?

  • Recomenda-se que, após a aplicação da vacina COVID-19, se aguarde o período de 14 dias antes e depois das aplicações das doses para tomar qualquer vacina.

5. Estou com sintomas de COVID-19, posso tomar a vacina da gripe?

  • Para pessoas que tenham suspeita de COVID-19 ou qualquer outra doença, é indicado que aguarde a melhora total dos sintomas. Isso para que esses sintomas não sejam confundidos com as reações adversas da vacina. .

6. O que são vacinas atenuadas?

  • A vacina atenuada é aquela em que o vírus encontra-se vivo, porém enfraquecido, sem capacidade de produzir a doença (exemplos: caxumba, febre amarela, poliomielite oral – VOP, rubéola, sarampo, varicela).

7. O que são vacinas combinadas?

  • As vacinas combinadas são aquelas que oferecem proteção para mais de uma doença com a aplicação de uma única injeção.

8. Existem vacinas que não podem ser tomadas juntas?

  • Há casos em que a aplicação conjunta pode gerar interferência na eficácia de uma ou de ambas as vacinas. Diante dessa situação, solicite avaliação do seu médico ou equipe de vacinas.

9. Se um esquema vacinal não for completado, é necessário reiniciá-lo?

  • Não. Deve-se somente completar o esquema, independentemente do tempo que tenha se passado.

10. Posso espaçar ou atrasar algumas vacinas para meu bebê não tomar tantas em um único dia?

  • Pode, porém sempre com orientação médica. O calendário é uma forma de organizar as vacinas por doses e faixas etárias preconizadas, o que não impede uma pequena variação. Você deve respeitar o número de doses para a faixa etária e o intervalo mínimo entre elas e prestar muita atenção ao prazo limite para aplicação de cada uma. A vacina só confere a proteção prevista quando todas as doses são aplicadas na quantidade e prazos determinados na bula.

11. A aplicação de diversas vacinas às crianças sobrecarrega o sistema imunológico?

  • Não. O sistema imunológico é capaz de responder a milhares de antígenos, e as vacinas contêm menos antígenos que os agentes infecciosos.
  • Esta indicada a vacinação combinada conforme calendários vacinais, sem prejuízo para as crianças.

12. Podem-se aplicar vacinas em pessoas que estejam com alguma doença?

  • Evita-se aplicar vacinas em pessoas que estejam com doenças moderadas ou graves. Em quadros leves, elas podem ser aplicadas.

13. Quais as orientações para a vacinação de pacientes imunodeprimidos? Eles podem receber qualquer vacina?

  • Em primeiro lugar, os pacientes imunodeprimidos devem ter acompanhamento médico e prescrição das vacinas, dado os diferentes tratamentos e graus de imunossupressão.
  • Para esses pacientes as vacinas de vírus vivos são contra-indicadas pelo risco de promover a doença dado a imunossupressão.
  • Para esses pacientes, as vacinas inativadas podem ser usadas porem podem ter respostas inadequadas.

14. Crianças que estão recebendo antibióticos podem ser vacinadas?

  • Sim, apenas o fato do uso de antibiótico não contraindica a vacinação. Porem, evita-se aplicar vacinas em pessoas que estejam em fase aguda de doenças moderadas ou graves.

15. Pessoas que usam corticoides podem ser vacinadas?

  • Pessoas que fazem uso crônico de corticóides devem consultar seu medico antes da vacinação.

16. As vacinas que não estão disponíveis nos postos de saúde, mas são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) estão disponíveis apenas em clinicas particulares?

  • Não. Algumas vacinas extra calendário são disponibilizadas nos Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) para situações especiais.
  • Essa orientação evita atrasos vacinais e reduz o stress das familias com idas parceladas a clinica de vacina.

17. É necessário algum intervalo entre a vacina contra gripe e outras vacinas?

  • Não. A vacina contra gripe é inativada, isto quer dizer de vírus mortos. Por isto pode ser aplicada no mesmo momento e sem considerar intervalo com qualquer outra vacina, seja inativada ou com organismos vivos atenuados.
  • A vacina da gripe é anual, porem não ha necessidade de esperar 1 ano entre uma dose e outra.
  • Orienta-se a vacinação para gripe todos os anos, de preferencia o mais precoce possível a partir da chegada da mesma.

18. Já tomei vacina de H1N1 ano passado. Estou protegido? Não preciso mais tomar?

  • A vacinação anual é fundamental. A proteção conferida pela vacina dura de seis a, no máximo, doze meses.
  • Geralmente a composição da vacina muda de um ano para o outro exigindo a atualização da proteção, porem mesmo que não mude é importante a dose anual.

19. Quem já teve H1N1 está imune?

  • Não. Os vírus que causam a gripe sofrem mutações e podem adquirir diferentes características com o passar do tempo.

20. A vacina contra HPV pode ser utilizada em homens?

  • A vacina HPV quadrivalente esta formalmente indicada para homens e mulheres.

21. Quanto tempo após tomar uma vacina pode-se engravidar?

  • Depende da vacina. Apos a vacinação contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora deve-se esperar no mínimo 30 DIAS após a vacinação para engravidar.
    Para as demais vacinas não existem restrições.

22. Estamos protegidos imediatamente após a aplicação da vacina?

  • Não, a proteção inicia-se em media cerca de 2 semanas após a vacinação, pois depende da resposta do sistema imune de cada pessoa.

23. As vacinas podem ter reações?

  • Qualquer vacina ou medicamento pode causar reações. Não temos como prever, porem em geral as reações são brandas e auto limitadas.
  • As reações dependem do organismo de cada pessoa.

Sobre Compras e Pagamentos ...

01. Posso comprar vacina para mais de uma pessoa (beneficiário) na mesma compra?

  • Sim, é possível. É importante que você identifique o nome de cada pessoa que irá tomar a vacina no campo “beneficiário”, que aparecerá na página de cada produto.

02. Posso escolher o local onde será aplicada a vacina?

  • Você poderá escolher uma de nossas unidades ou o local de sua preferência, no campo vacina domiciliar.

03. Posso efetuar a troca da unidade escolhida no momento da compra?

    • Não, o cliente deve realizar a aplicação na unidade de escolha no momento da compra pois o estoque do produto pode variar entre unidades.

04. O que devo apresentar no dia da realização da vacina?

      • Para realização da vacina é necessária apresentação do documento com foto. Além disso, você deve apresentar o número do voucher (apenas mostrando o e-mail ou com ele impresso).

05. Como funciona o agendamento de vacinas?

06. Devo arcar com o pagamento de alguma taxa no ato da compra?

  • Somente se optar pela opção de vacinação domiciliar. Esses valores serão informados no ato do agendamento (posterior a compra).

07. Qual o prazo para solicitar a troca ou devolução??

  • O prazo para solicitar a troca ou devolução de seu pedido é de até X (xxx) dias corridos, contados a partir do dia seguinte da compra.

08. Qual o prazo para aplicação de vacina adquirida no atendimento on line?

  • O prazo para aplicação das vacinas adquiridas por meio do atendimento on line é de X dias úteis.
  • O cliente receberá um contato da central de atendimento com as orientações para aplicação da vacina e demais informações.

09. Pedido acabou de ser aprovado, como posso realizar troca ou devolução?

  • Para solicitar troca ou devolução, clique aqui e nossa equipe entrará em contato em até X dias úteis.

10. Em caso de desistência, como é feito o estorno do pagamento?

  • A devolução do valor será realizada na fatura do seu cartão de crédito após confirmação do pedido de cancelamento. Você pode acompanhar essas informações no menu “Meus Pedidos”.

11. Posso realizar a troca do produto?

  • Não trocamos o produto por outro. Caso o usuário precise trocar o produto adquirido, ele deve realizar o cancelamento total da compra. Não será possível realizar o cancelamento parcial.

12. Quais meios de pagamento serão aceitos e em quantas vezes posso parcelar?

    • A compra pode ser efetuada através do cartão de crédito. É possível parcelar em até 12x sem juros.

13. Quando recebo minha nota fiscal?

      • A nota fiscal é emitida após a realização da aplicação da vacina por e-mail.
      • IMPORTANTE: A nota virá em nome da pessoa que realizou a admissão em nossa unidade, independente se ela mesma que efetuou o pagamento ou não.

14. Como sei se a minha compra foi realizada com sucesso?

        • Você receberá um e-mail quando sua compra for aprovada com o número do seu voucher. O status do pedido também ficará disponível em “Meus pedidos” sempre você precisar consultar.

14. Como sei se a minha compra foi realizada com sucesso?

        • Você receberá um e-mail quando sua compra for aprovada com o número do seu voucher. O status do pedido também ficará disponível em “Meus pedidos” sempre você precisar consultar.

Não encontrou o que procurava?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento pelo email relacionamento@laboratoriolpc.com.br ou Tel/Whatsapp (71) 2203-9955. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6:30h às 17h, aos sábados, das 6:30h às 12h.

0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioRetornar a Loja